5 benefícios do milho na nutrição que você não conhecia!

5 benefícios do milho na nutrição que você não conhecia!

O milho faz parte da alimentação do brasileiro, estando presente em uma série de produtos, como o fubá, a farinha de milho e muitos outros. São várias as delícias que podem ser produzidas com esse ingrediente. Mas você sabe quais são os benefícios do milho na nutrição?

Que ele é delicioso, todo mundo sabe. E a vantagem é que, além de gostoso, o milho faz muito bem à saúde e pode ser incorporado à sua dieta com frequência. Descubra os principais benefícios do milho e turbine a sua nutrição!

1- Alta quantidade de antioxidantes

O milho é rico em antioxidantes e fitonutrientes, especialmente a luteína e a zeaxantina, no caso do milho amarelo, antocianinas, no milho azul e ácido protocatecuico no milho roxo.

Os antioxidantes são muito importantes a nossa saúde porque protegem as células contra os danos causados pela ação dos radicais livres, o que ocorre normalmente quando somos expostos a produtos químicos, tabagismo, radiação e poluição.

Quando você consome alimentos ricos em antioxidantes está, principalmente, protegendo a saúde do seu coração e reduzindo o risco de inflamações e até de alguns tipos de câncer.

2- Boas quantidades de fibras

Boas quantidades de fibras

As fibras insolúveis presentes no milho são excelentes para a saúde do seu intestino, já que elas ajudam na formação do bolo fecal e previnem a prisão de ventre.

Além delas, o milho também tem boas quantidades de fibras solúveis que se ligam às moléculas de colesterol e ajudam a arrastá-las para fora do organismo, reduzindo os níveis de gordura no sangue e diminuindo as chances de você ter uma doença cardiovascular.

Para se ter uma ideia, a cada 100 gramas de milho há 20 gramas de fibra – o que é metade da ingestão diária recomendada para homens e mulheres adultos.

3- É uma boa fonte de proteínas

Cerca de um copo de milho fornece 5 gramas de proteína, o que é 10% da dose diária recomendada para adultos. As proteínas do milho contêm quase todos os aminoácidos essenciais que precisamos por dia, com exceção da lisina – o que pode ser resolvido adicionando feijão ao seu prato, ou ovos, aves e carne magra.

4- O milho é rico em ácido fólico

O milho é rico em ácido fólico

O ácido fólico é essencial para nosso corpo metabolizar proteínas e DNA. Ele também é uma importante vitamina do complexo B e deve ser consumido por todos, principalmente por mulheres em idade fértil, pois previne eventuais defeitos no feto que podem acontecer depois das primeiras semanas da concepção.

Outro ponto importante do ácido fólico é que ele ajuda a proteger o coração e é vital pelos processos metabólicos, como a produção de neurotransmissores cerebrais.

5- O milho é rico em importantes vitaminas e minerais

O milho é rico em importantes vitaminas e minerais

O milho conta com ótimas doses de vitaminas e minerais, sendo que a quantidade desses nutrientes varia de acordo com o tipo de grão. Alguns minerais de destaque do milho são:

·     fósforo: é importante no crescimento e na manutenção dos tecidos;

·     cobre: antioxidante que ajuda a proteger o coração;

·     magnésio: também é fundamental para proteger o coração;

·     zinco: fundamental para o correto funcionamento do sistema imunológico;

·     niacina (vitamina B3): previne e trata o colesterol ruim alto;

·     potássio: ajuda a controlar a pressão arterial;

·     vitamina B6: favorece a respiração celular e ajuda no metabolismo das proteínas.

Agora que você já sabe todos os benefícios do milho na nutrição, que tal incluir esse ingrediente delicioso nos seus preparos? Ajude os seus amigos e compartilhe esses dados nas suas redes sociais!

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