Muito antes da pandemia de Coronavírus, o delivery já era uma preferência dos consumidores, trazendo muito mais facilidade e comodidade. Para quem tem uma loja de conveniência e deseja atuar nesse sistema, uma dúvida bem comum é sobre como montar um cardápio delivery.
Afinal, ele será o “carro-chefe” do seu estabelecimento – e responsável por atrair a atenção dos clientes. Está sofrendo para montar seu cardápio delivery? Veja as dicas mais importantes que separamos!

O que incluir no cardápio delivery?
Se o seu estabelecimento já possui um cardápio com diferentes pratos, a dica é reduzir as opções para o delivery, montando um cardápio diferenciado para as entregas. Assim, será mais fácil para a cozinha dar conta de todos os pedidos e atender aos clientes de maneira mais rápida, sem perder a qualidade.
Por isso, foque nos itens que têm mais saída e apelo com o seu público e que demandem menos tempo de preparo. Pense também naqueles que podem ser entregues sem comprometer a qualidade (pratos muito elaborados em termos de montagem podem não ser uma boa ideia).

Além disso, é importante ter atenção em alguns pontos referentes a entrega, para que a experiência do cliente seja positiva e ele continue pedindo com você, como:
· coloque os molhos em embalagens separadas;
· sempre que enviar comida quente, faça um pequeno furo no recipiente para a viagem (isso evita que pratos como a batata frita percam a crocância, mas isso não deve ser feitos em pratos que podem vazar, como strogonoff);
· separe os itens quentes e frios em embalagens diferentes;
· se o prato tiver que ser reaquecido pelo cliente, inclua instruções claras de como fazer isso;
· sempre use recipientes com compartimentos para evitar que as comidas cheguem esmagadas ou encharcadas;
· pense na experiência do seu cliente como um todo e estenda a sua hospitalidade ao delivery.
Como montar o cardápio delivery em termos visuais e de divulgação?
Depois de selecionar quais pratos você entregará no delivery, é hora de pensar na apresentação do seu cardápio. Esse planejamento visual é muito importante, porque é a partir dele que o cliente sentirá vontade de consumir seus pratos e poderá se informar melhor sobre cada uma das opções, valores e taxas cobradas.
Para isso, algumas dicas são essenciais. Veja abaixo.
1. Use imagens reais e de alta qualidade
Nada de pegar uma imagem genérica na internet para representar seu prato. Isso pode ser considerado propaganda enganosa por algumas pessoas e acabar frustrando o seu cliente, que não terá uma ideia real do que esperar.

As imagens são essenciais para despertar no cliente a vontade de consumir – e ainda para exemplificar cada prato. Então, tire um dia para produzir suas fotos, caprichando em cada prato e em cada clique, buscando o máximo de profissionalismo.
2. Faça uma descrição adequada para cada prato
A descrição é fundamental para que o cliente saiba cada ingrediente que estará presente no prato, escolhendo por aqueles itens que mais lhe agradam. Lembre-se que você poderá ter clientes alérgicos ou intolerantes a algum alimento, por isso a descrição é tão importante.

3. Organize o seu cardápio de modo a facilitar a venda
Um cardápio delivery desorganizado acaba desmotivando o cliente, que pode até deixar de consumir por não encontrar o que deseja. Por isso, comece o seu cardápio dispondo os pratos principais ou as promoções, depois divida o menu em categorias ou subcategorias, como lanches quentes e frios, porções, sobremesas, bebidas etc.
4. Divulgue corretamente seu cardápio delivery
Depois de montar o cardápio, é essencial divulgá-lo bem, de modo a atrair ainda mais clientes. Algumas boas ideias são:
· usar aplicativos de delivery (iFood, Uber Eats etc.);
· acrescentar o cardápio delivery no site do seu estabelecimento;
· divulgar o cardápio delivery nas redes sociais;
· enviar o cardápio delivery para o WhatsApp dos clientes cadastrados.

Com essas dicas, ficou mais fácil montar o cardápio delivery para sua loja de conveniência? Ajude seus amigos gestores: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!