top of page
Buscar

Alimentos livres de transgênicos: o que são e quais as vantagens?

Quando vamos ao supermercado, é fácil notar que existem várias denominações nas rotulagens capazes de nos confundir. Uma dessas questões é em relação aos alimentos livres de transgênicos.

Você sabe exatamente o que significa essa informação e quais as vantagens que esses produtos oferecem? Siga conosco!



O que é um alimento transgênico?


O alimento transgênico é aquele que possui algum dos seus genes modificados pela engenharia genética. Essas alterações no código genético (DNA) podem ser feitas ainda nas sementes para que esses alimentos tenham propriedades melhoradas ou distintas das que tinham anteriormente.

Para ser caracterizado como um transgênico, é preciso que haja, obrigatoriamente, a inserção de um material genético pertencente a outra espécie. Então, um alimento transgênico é aquele que teve o seu DNA alterado por meio da inserção do DNA de uma outra espécie, que possui características úteis, como maior resistência as pragas ou às condições climáticas.

Os alimentos transgênicos, geralmente


, são fáceis de plantar, crescem mais rápido e estão menos expostos a perdas no plantio.


Por que investir em um alimento livre de transgênico?


Apesar dos benefícios em relação à resistência que os transgênicos oferecem, muito tem sido estudado atualmente sobre os riscos


que esses alimentos oferecem à saúde. É por isso que em muitos países eles sofrem uma oposição severa.

Estudos realizados com ratos de laboratório em 2012 mostraram que os animais que receberam uma alimentação transgênica tiveram um risco aumentado em três vezes para o desenvolvimento de câncer.

A polêmica é que muitos desses estudos não são totalmente conclusivos, por isso ainda há muitas indústrias que usam os transgênicos.

Entre os riscos já estudados desses alimentos estão:

  • Aumento das reações alérgicas;

  • Maior concentração de toxinas;

  • Resistência ao uso de antibióticos;

  • Maior concentração de agrotóxicos;

  • Maior incidência de câncer.

Para a natureza, os transgênicos também são problemáticos. Afinal, essas sementes são polinizadas e espalhadas por diversos locais, criand


o novas espécies. Os transgênicos também são responsáveis, em alguns locais, pelo desenvolvimento de superpragas, cada vez mais resistentes, e que ameaçam as lavouras.


Conheça os produtos Baptistella


A Baptistella possui todos os seus produtos livres de transgênicos, ou seja, sem nenhum alimento transgênico em sua composição.



Isso significa que a marca se preocupa com o bem-estar dos seus clientes, sempre levando produtos de qualidade e confiáveis. Além dos riscos à saúde que os transgênicos podem representar, de forma geral, essas são lavouras que precisam de mais agrotóxicos, que também podem trazer prejuízos à saúde das pessoas. Se para você, consumir alimentos livres de transgênicos é importante, conheça as opções da Baptistella e cuide da alimentação da sua família!


66 visualizações0 comentário
bottom of page