top of page
Buscar

Os benefícios do fubá em nossa alimentação

Extremamente presente na nossa culinária, o fubá, além de delicioso, é excelente para a nossa saúde. Extraído do milho cru, o fubá é usado tanto na culinária africana como na portuguesa e, centenas de anos depois de desembarcar em solo nacional, ele continua sendo fundamental para uma série de receitas.

Continue conosco e descubra por que investir no fubá para a sua saúde!





Quais os benefícios do fubá?

O fubá é rico em niacina, zinco e ferro, os quais contribuem para a manutenção dos glóbulos vermelhos, protegendo o nosso sistema imunológico. Além disso, ele ainda oferece boas quantidades de potássio, fósforo e magnésio.

Entre os benefícios do fubá, estão:

  1. não apresenta glúten, portanto é uma opção segura para os celíacos;

  2. é excelente para o combate à anemia;

  3. é fonte de ácido fólico e por isso é recomendado para mulheres grávidas, pois o ácido fólico ajuda na formação do bebê;

  4. auxilia no funcionamento do intestino, porque é fonte de fibras;

  5. ajuda a conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes;

  6. é excelente para a pele, pois é rico em ácido salicílico e é fonte de vitamina K;

  7. é muito usado no combate à desnutrição em todo o mundo, pois é barato e tem ótima composição nutricional;

  8. é um carboidrato interessante para se consumir antes dos treinos de musculação, principalmente para quem deseja ganhar massa muscular.

Fubá é tudo igual?

Muitas pessoas confundem fubá com farinha de milho. De acordo a Anvisa, ambos são o mesmo produto, porque são obtidos a partir da moagem do grão de milho. Na prática, contudo, esses produtos apresentam características diferentes.

A farinha de milho flocada apresenta flocos de milho espessos e sequinhos. Seu processo de produção passa pela hidratação da farinha de milho, trituração e depois a torra. Também pode ser conhecida como farinha de biju.

O fubá é um produto de grãos médios, no qual o milho é degerminado e moído. O resultado é uma farinha com flocos mais finos, que absorve mais água.


Diferentes tipos de fubá


Além das diferenças para a farinha de milho, ainda existem vários tipos de fubá.

O fubá tradicional é a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho. Ele tem espessura média. O fubá mimoso é mais fino e usado, principalmente, para preparar polenta e bolo. Já a sêmola ou semolina é uma farinha de milho mais grossa, indicada para preparar broas.

Além de tudo isso, o fubá é delicioso e extremamente versátil, podendo ser usado para preparar bolos, broas, pães, sopas, mingaus e muito mais! Agora você já sabe quais são os principais benefícios do fubá? Ajude seus amigos: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!

82 visualizações0 comentário
bottom of page